O Clube de Voleibol do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, constitui-se como a referência deste projeto e a base da criação do “Lobatos Volley, esta associação, visa concretizar um dos direitos das crianças e jovens que é tão só o direito ao jogo e ao desporto como instrumento para o seu crescimento e desenvolvimento saudável, é ainda necessário ter presente que o Desporto na Escola constitui um direito de todos os alunos.

Por um lado, a constituição de uma associação desta natureza é um dever da Escola para com os seus alunos, bem como, para com os alunos das Escolas envolventes, com as quais tem protocolos, podendo assim, satisfazer correcta e adequadamente as necessidades e motivações sentidas pelas crianças e jovens da comunidade educativa.

Por outro, a motivação e a qualidade da sua participação, ocupam um lugar central nas decisões dos professores e na intervenção a seguir por estes. Assim, a satisfação proporcionada pela actividade do Desporto na Escola, está associada ao prazer da iniciativa, da superação pessoal e do convívio fraterno.

O Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato ao longo da sua existência, sempre dedicou uma especial atenção ao Desporto na Escola, no ano lectivo 2003/2004 deu início a um novo «Projecto Desportivo Escolar» com base na experiência adquirida.

Ao desenvolvimento desportivo da Escola não ficou alheio o Gabinete Coordenador Nacional do Desporto Escolar, que em 2004/2005 atribuiu à Escola o Centro de Formação Desportiva do Seixal com clubes nas modalidades de Ténis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

Desde 2007/2008, passou a funcionar como Escola de Referência Desportiva e constitui-se como Associação de Desportiva de Escola.

O VOLEIBOL realizado na Escola no âmbito do projecto «DESPORTO ESCOLAR», destina-se aos alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos onde através do jogo 2×2, 4×4 e 6×6 poderão praticar e competir no âmbito dos encontros organizados, pela Equipa de Apoio às Escola da Península de Setúbal Norte «EAEPSN», em competições Distritais, Regionais e Nacionais.

A Associação Desportiva de Escola mantêm em a actividade/competição no âmbito Desporto Escolar e, com regularidade, desde o ano lectivo 2003/2004, cerca de 120 alunos, que trabalham, distribuídos pelas equipas de Infantis A, Infantis B e Iniciados masculinos e femininos. E, organiza desde 2006/2007 de todo o quadro competitivo do voleibol na EAEPSN.

O projecto «GIRA-VOLEI» esteve na base da criação do «Projecto Desportivo Escolar» e do Clube de Voleibol “Lobatos Volley„ do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, na Amora.

A Escola adoptou os princípios do Gira-Volei, porque enquanto perspectiva de abordagem ao jogo, e sem deixar de contemplar a estrutura basilar do jogo de Voleibol, não deixa de constituir uma forma divertida da prática desportiva, promovendo o papel pedagógico do jogo que é a obtenção de êxito e prazer nas crianças e também por ser um jogo fácil, competitivo e enriquecedor do vocabulário motor dos alunos.

O Voleibol realizado na Escola no âmbito do projecto «GIRA-VOLEI» destina-se aos alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos onde através do jogo 2×2 e uma aprendizagem progressiva das técnicas do Voleibol, os alunos podem praticar e competir no âmbito dos encontros organizados pela Federação Portuguesa de Voleibol e Associação de Voleibol de Lisboa.

O Clube de Voleibol “Lobatos Volley” filiou em 2003/2004 e 2004/2005 mais de 50 jogadores por época, este número de inscrições foi-se mantendo, ao longo das épocas seguintes. Esta inscrição visa a participação nos Encontros Locais, Regionais e Nacionais nas Etapas I, II e III.

O Voleibol realizado na Escola no âmbito do projecto «MINIVOLEIBOL» e «VOLEIBOL» destina-se aos alunos com idades a partir dos 10 anos, onde através do jogo 3×3, 4×4, 6X6 e uma aprendizagem progressiva das técnicas do Voleibol, as alunas/jogadoras poderão praticar e competir no âmbito das competições organizadas, pela Associação de Voleibol de Lisboa e Federação Portuguesa de Voleibol.

O «Projecto Desportivo da Escola» visa com a participação nestes torneios proporcionar aos alunos hábitos saudáveis de actividade física e desportiva, tendo em conta que a competição, sem dúvida, é um dos momentos que mais agradam aos jovens, que lhes dá prazer, que alimenta o seu entusiasmo e os motiva a desenvolver o gosto e o hábito pela prática desportiva regular.

O Clube de Voleibol “Lobatos Volley” iniciou a sua actividade federada em 2004/2005, quando filiou duas equipas em MINIS femininos e masculinos num total de 24 atletas, para participar no Campeonato Regional (A.V.L.) e Campeonato Nacional (F.P.V.).

Na época 2005/2006 três equipas em MINIS Femininos e Masculinos e INFANTIS Femininos num total de 35 atletas, para participar no Campeonato Regional (A.V.L.) e Campeonato Nacional (F.P.V.).

A actividade competitiva federada tem sido mantida com regularidade até à presente época desportiva 2017/2018. Neste momento contamos com todos os escalões, tendo inclusive duas equipas de cadetes, face ao elevado número de atletas. Com mais de 120 atletas federados e com uma logística considerável, o clube tem crescido de forma muito sustentada.

Nos últimos dois anos temos conseguido que todas as equipas alcancem a participação nos Campeonatos Nacionais, colocando nos últimos anos equipas nas fases finais nacionais, tendo excelentes prestações.

Salientamos também o número de atletas que fizeram e continuam a fazer parte das seleções regionais e nacionais, as chamadas das nossas meninas certificam a qualidade do trabalho desenvolvido.

A nossa equipa senior iniciou na 3ª divisão e em 5 anos conseguiu subir à 1ª divisão nacional, neste momento encontra-se na 2ª divisão nacional, lutando pelo melhor lugar possível, sonhando com o retorno à primeira divisão nacional.

Neste projeto de 13 anos destacam-se dois professores que o têm mantido e que são eles os grandes responsáveis por tudo isto, o Prof. Pelágio Moreira e o Prof. Nuno Maria.

A todos aqueles que têm contribuído para este projeto o nosso muito obrigado.